Ao assistir, na semana passada a Microsoft Build 2017, me chamou a atenção a palestra sobre AI (Artificial Inteligence).

Durante a palestra a apresentadora fez uma demonstração em tempo real de uma funcionalidade do pacote Microsft Office, onde ela pediu para a Cortana adicionar um lembrete de reunião e mostrando o resultado da tela do computador em uma série de telões do auditório, exibiu perfeitamente.

Por enquanto a Microsoft se anuncia a Cortana como sendo uma assistente virtual inteligente, mas, se você possui o Windows 10 instalado e esta com todos os pacotes de atualização instalados, já deve ter se acostumado a algumas coisas que sem dúvidas vão bem além de uma assistente virtual.

Por exemplo, se você instalar e configurar o EI CORTANA, então já deve saber que não é mais preciso do teclado para mandar a Cortana fazer algo.

Só por curiosidade eu pedi EI CORTANA, CANTE O HINO DO CORINTHIANS, eis que ela começa a cantar inclusive com entonação SALVE O CORINTHIANS, O CAMPEÃO DOS...

Depois que ela terminou, continuei, EI CORTANA, ME CONTE UMA PIADA, e ela falou QUAL O CÚMULO DA TECNOLOGIA? CONSTRUIR UM SUBMARINO CONVERSÍVEL! KKKK, impossível não rir da piadinha fraquinha.

Agora analisando mais tecnicamente, pedi EI CORTANA TIRAR UMA FOTO, e ela abriu a minha câmera do notebook dizendo INICIANDO CÂMERA.

Então, constatamos facilmente que a Cortana esta integrada a todos os recursos e aplicativos instalados no meu notebook.

Durante este processo fiquei com o gerenciador de tarefas aberto e incrivelmente constatei que processo CORTANA não consumia praticamente nada de CPU e apenas 68Mb de memória.

Só para concluir perguntei a Cortana, OI CORTANA COMO VOCÊ É? e ela respondeu EU ME PAREÇO COM ALGUMAS COISAS: UM BAMBOLÊ, UMA ROSCA... UM HALO. Perguntei também EI CORTANA, VOCÊ TEM SENTIMENTOS?  e ela respondeu NÃO, NENHUM SENTIMENTO AINDA. MAS OUVI DIZER QUE ELES PODEM SER ÓTIMOS.

Note que na resposta ela disse a palavra AINDA, isso sem dúvidas indica que os engenheiros da Microsoft devem estar trabalhando em uma maneira adicionar sentimentos a esta brilhante inteligência artificial.

Consigo facilmente imaginar em um futuro não distante, a Microsoft lançar alguma versão que mude a aparência da Cortana, mudando do formato Bambolê para um face humana feminina.