Existem vários artigos relatando sobre qual a melhor escolha para desenvolvimento de páginas web. Mas orientar um leigo no assunto não encontrei nenhum artigo, então resolvi escrever esta publicação para leigos sobre a escolha entre PHP e o ASP.NET.
Primeiro gostaria de falar sobre o PHP (Personal Home Page). Bom, PHP é uma linguagem interpretada robusta e tem menor custo para o desenvolvimento para websites pequenos do tipo institucional.
Vale citar por exemplo que o Facebook, WordPress e o MailChimp são desenvolvidos em PHP.
Um website desenvolvido em PHP geralmente é hospedado em servidores Linux com o Apache (servidor HTTP) e tem uma forte comunidade open source (código aberto) que tem milhares de códigos exemplos para copiar.
Agora, falando sobre o ASP.NET, ele não é uma linguagem de programação. ASP.NET é uma plataforma da Microsoft para o desenvolvimento de aplicações WEB e é a tecnologia que sucedeu a tecnologia ASP.
Esta plataforma ASP.NET de programação permite ao programador escolher a linguagem que quer utilizar para o seu projeto, sendo a C# a linguagem mais comum para ambiente ASP.NET.
Um website desenvolvido em ASP.NET C# precisa ser hospedado em um servidor Windows com o IIS (Internet Information Server). Antigamente acreditava-se que o custo de hospedagem de um website em servidores Windows era muito caro, mas atualmente isso não é mais verdade. Existem diversos provedores de serviço de hospedagem Windows que tem o preço muito acessíveis como o caso da empresa Advant por exemplo.
Geralmente nos projetos comuns o banco de dados utilizado para o desenvolvimento com PHP é o MYSQL enquanto que para o ASP.NET C# geralmente o banco de dados escolhido é o Microsoft SQL Server.
Facilmente encontramos muitos gráficos comparativos entre os 2 bancos de dados, e quase todos são unânimes em dizer que o Microsoft SQL Server é o mais rápido na proporção 1x10, devido ao processamento em paralelo, chamado threading.
Por isso, levando em consideração linguagem + banco de dados para médios e grandes projetos eu costumo indicar o Microsoft SQL Server como o banco de dados para o desenvolvimento do projeto.
Considero também para desenvolvimento de médio e grandes projetos o ASP.NET devido a recursos como escalabilidade, atualizações e recursos framework fáceis disponíveis para o projeto.