QUAL A DIFERENÇA ENTRE ÓLEO SINTÉTICO, SEMISSINTÉTICO, E MINERAL?

ÓLEO MINERAL
Óleo mineral é extraído diretamente do petróleo.É o mais barato devido a ser extraído diretamente do petróleo.A durabilidade é menor portanto tem que ser trocado com intervalo menor.No processo da refinaria ele é extraído com carbono 36.

ÓLEO SINTÉTICO
Óleo sintético significa que foi tratado em processos de laboratório.Responde em melhor em altas e baixas temperaturas possuindo um valor mais elevado devido ao tratamento em laboratório onde se utiliza diversos componentes e métodos de produção para criação sendo uma mistura de básicos sintéticos e aditivos sintéticos.Tem uma durabilidade maior do que os demais óleos de motor.

ÓLEO SEMISSINTÉTICO
Óleo semissintético tem boa durabilidade e qualidade melhor pois é uma mistura do mineral e do sintético possuindo preço de compra melhor.É produzido a partir de óleos básicos minerais e básicos sintéticos e tem a função de extrair o melhor de cada um deles.

Os números que constam na embalagem do óleo automotivo fazem parte da uma classificação da Society of Automotive Engineers (SAE) que faz referência a viscosidade dos óleos a 100o C.
Cada um dos números representa um escala: baixa temperatura, antes do “W”, e alta temperatura, que está localizada depois do “W”. A letras “W” vem da palavra inglesa Winter, que em português significa inverno.

Essa numeração é importante pois ela vai indicar o óleo ideal para o seu carro ou mesmo qual o melhor para substituição, pois quanto maior o número, maior a viscosidade do óleo para lidar com altas temperaturas e vice-versa. Por exemplo, se seu carro requer um óleo 15W40, e você não encontra no posto de gasolina, você sempre pode optar por um óleo cujo o número anterior seja menor que 15 e o posterior seja maior que 40. Fazendo isso, você garante que o óleo vai suportar baixas temperaturas sem solidificar-se ou prejudicar a bombealidade do óleo no motor do veículo. O contrário não é recomendado.

Minha recomendação é que sempre na hora da troca do óleo respeite o que recomenda no manual do fabricante do veículo.